PRÉ-CURSILHO



 

 

 O Pré-Cursilho é o primeiro tempo do Movimento dos Cursilhos, ou seja, tem a missão apostólica de ser testemunha daquilo que se descobriu: A Boa Nova do Amor de Deus. Compreende o processo de seleção e de preparação, com a intenção de que o Cursilho produza uma boa colheita, respeitando os planos de Deus e da liberdade de cada um de seus filhos. Para que tenhamos bons frutos, o semeador há de preparar o terreno e cuidar da semente. A semente semeada só pode nascer e crescer com vitalidade se cair em terreno fértil.


Quando se fala em Pré-cursilho, normalmente pensamos nas pessoas que podem, que não devem ou que devem viver a experiência do Cursilho. Mas o primeiro ponto de reflexão sobre o Pré-cursilho dirige-se às pessoas que os convidam (os padrinhos) a viver a experiência do Cursilho e ao grupo de dirigentes que servirão no Cursilho. O testemunho daquele que convida e o trabalho dos dirigentes do Cursilho são como o do semeador.


É essencialmente importante no Pré-cursilho o testemunho daqueles que os convidam (padrinhos) e a preparação dos dirigentes que o organizam. Tanto os padrinhos como os dirigentes devem ter uma convicção firme de que o cursilho tem por objetivo transmitir a fé. Mas sabemos que só se pode transmitir a fé que se vive, porque ninguém dá o que não tem.


A composição da equipe do Pré-Cursilho


A equipe de Pré- cursilho é composta por um coordenador escolhido pelo GED que montará uma equipe, sendo que esta deverá ter um membro de cada setor.


O apresentante (Padrinho)


É responsabilidade do apresentante acompanhar o neo-cursilhista na acolhida, na entrada do Cursilho, na missa de encerramento e no pós-cursilho.


Os candidatos


A escolha dos candidatos para o Cursilho acontece através da indicação dos mesmos pelos setores ou diretamente por cursilhistas, sempre apresentando na ficha de inscrição o padrinho do candidato, com posterior avaliação do Assessor Eclesiástico e da Coordenação do Cursilho.


A idade mínima para o candidato ao Cursilho de jovens é de 18 anos.


As fichas de inscrição são pré-formatadas e devem ser totalmente preenchidas e devem ser encaminhadas com brevidade para a equipe de pré-cursilho.


Os candidatos serão acolhidos pelo movimento com antecedência ao cursilho, de forma que o mesmo seja orientado sobre o retiro e o MCC e receberá um folheto com informações básicas sobre o retiro.


A preparação para o Cursilho


Os responsáveis pelo Cursilho devem ser participantes ativos do Movimento de Cursilhos que tenham conhecimento (formação) a respeito do tema sobre o qual deverão discorrer, bem como vivência da vida cristã.


É necessário estar preparado para levar aos neo-cursilhistas a mensagem de Cristo e do MCC. Por esse motivo, é obrigatório que participem de reuniões preparatórias que sejam agendadas pelo coordenador do retiro.


Os setores devem levar em consideração a vivência e a participação dos indicados para o retiro nas atividades pertinentes ao Cursilho no setor onde atuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário